PRINCIPAIS PESQUISADORES

A equipe de pesquisa médica envolvida neste projeto tem ampla experiência com meduloblastoma e contribui com conhecimentos complementares que são essenciais para o sucesso da iniciativa.

Roger J. Packer é Vice-Presidente Sênior do Center for Neuroscience and Behavioral Medicine, Professor Titular da Cátedra de Neurofibromatose (Gilbert Distinguished Professor) e Diretor do Gilbert Neurofibromatosis Institute e do Brain Tumor Institute do Children’s National Hospital. Atualmente, o Prof. Packer se dedica à vida acadêmica como Professor Titular de Neurologia e Pediatria da Universidade George Washington. O Prof. Packer é também co-presidente do Comitê de Neoplasias Malignas Cerebrais do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos (NCI) e ocupa posições de liderança em inúmeros comitês que orientam o futuro da pesquisa clínica e básica em neurologia, inclusive o Pediatric Brain Tumor Consortium (patrocinado pelo Instituto Nacional de Transtornos Neurológicos e Cerebrovasculares – NINDS/NCI), o Children’s Oncology Group (Presidente do Comitê de Meduloblastoma), o Neurofibromatosis Clinical Trials Consortium (patrocinado pelo Ministério da Defesa dos EUA), o Pediatric Neuro-Oncology Consortium e a Collaborative Network for Neuro-Oncology Clinical Trails (CONNECT).


Veja o perfil completo aqui

Eugene (Gene) Hwang é médico assistente da equipe de Neuro-Oncologia Pediátrica do Children’s National Hospital, onde atua no tratamento de crianças com tumores cerebrais. O Dr. Hwang originou e liderou inúmeros ensaios clínicos de fase inicial com novos tratamentos, com enfoque particular em imunoterapêuticos, além de ensaios de terapias gênicas e novas terapias direcionadas (terapias-alvo). Atua como Pesquisador Principal do Pediatric Brain Tumor Consortium, no qual é também co-presidente do Grupo de Trabalho em Imunoterapia. É avaliador de vários comitês institucionais de bolsas de estudo e membro dos comitês científicos de grandes fundações. O Dr. Hwang considera cuidadosamente as melhores opções de tratamento para cada paciente, combinando novas estratégias de última geração com as melhores terapias já consagradas.


Veja o perfil completo aqui.

Robert Wechsler-Reya é Doutor em Imunologia pela Universidade da Pensilvânia e pós-doutorado pelo Wistar Institute e pela Universidade Stanford. Foi membro do corpo docente da Universidade Duke antes de se juntar ao Sanford Burnham Prebys (SBP) Medical Discovery Institute, onde hoje é Diretor do Programa de Iniciação e Manutenção Tumoral. A linha de pesquisa do Dr. Wechsler-Reya tem como foco os sinais que controlam o crescimento e a diferenciação celular no cerebelo, e como esses sinais são desregulados no tumor cerebral infantil chamado meduloblastoma. As contribuições do Dr. Wechsler-Reya incluem ter demonstrado a importância da proteína Sonic hedgehog como mitogênio em precursores neuronais; descoberto uma população nunca antes caracterizada de células-tronco no cerebelo em desenvolvimento; demonstrado que tanto os precursores neuronais como as células-tronco podem servir como origem do meduloblastoma; e identificado células-tronco cancerosas que desempenham papel essencial na propagação de tumores associados à proteína Sonic hedgehog.


Veja o perfil completo aqui.

Duane A. Mitchell é Codiretor do Preston A. Wells Jr. Center for Brain Tumor Therapy e Diretor do Serviço de Imunoterapia Tumoral da Universidade da Flórida. Atua também como Professor Titular das Disciplinas de Neurocirurgia (Cátedra Phyllis Kottler Friedman) e Pesquisa do Câncer (Cátedra Estadual) na Faculdade de Medicina da Universidade da Flórida. O Prof. Mitchell formou-se simultaneamente Bacharel em Medicina e PhD em Ciências Médicas na Universidade Duke, é pós-graduado em Patologia Clínica e realizou uma fellowship em Neuro-Oncologia antes de se juntar ao corpo docente da Universidade Duke em 2005 como Professor Assistente. Na Universidade Duke, o Prof. Mitchell foi Diretor de Pesquisa Pré-Clínica do Preston Robert Tisch Brain Tumor Center e Diretor Adjunto do Serviço de Imunoterapia Tumoral. Em 2013, o Prof. Mitchell foi recrutado pela Universidade da Flórida, onde segue até hoje como líder do programa integral de neuro-oncologia com foco em pesquisa translacional no Preston A. Wells, Jr. Center for Brain Tumor Therapy. 

Veja o perfil completo aqui.

Michael D. Taylor é neurocirurgião pediátrico e cientista sênior no Hospital for Sick Children (SickKids) da Universidade de Toronto. Sua linha de pesquisa tem como foco a genética molecular do meduloblastoma e do ependimoma, os dois tipos mais comuns de tumor cerebral maligno da infância. O Dr. Taylor tem mais de 375 artigos publicados, a maioria em periódicos de alto impacto como Nature, Science, Cell, Cancer Cell e Lancet Oncology. Seus artigos já foram citados 42.000 vezes e os resultados das pesquisas dele mudaram a prática clínica. O grupo de pesquisa do Dr. Taylor demonstrou que o meduloblastoma na verdade representa pelo menos quatro doenças diferentes (J Clin Oncol, 2012; Cancer Cell, 2017; Nature, 2017) e que há heterogeneidade clinicamente significativa nos meduloblastomas metastásicos (Nature, 2012, 2016; Nature Genetics, 2017). Sua equipe mostrou recentemente que os tumores cerebelares são um distúrbio do desenvolvimento cerebral inicial (Nature, 2019), que as células CAR-T são um tratamento pré-clínico eficaz para meduloblastoma do Grupo 3 e ependimomas da fossa posterior do grupo A (Nature Medicine, 2020) e que esses ependimomas têm uma programação metabólica singular que gera um fenótipo aparentemente único entre as células de mamíferos (Cell, 2020).


Veja o perfil completo aqui.

O Dr. Vijay Ramaswamy é originário do norte de Alberta, onde concluiu a faculdade de medicina e uma residência em neurologia pediátrica na Universidade de Alberta (MD ’05, FRCPC ’10). Depois disso, ele completou uma bolsa de neuro-oncologia pediátrica no Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em Nova York, após o qual ele veio para Toronto, onde completou um doutorado em genômica do câncer na Universidade de Toronto (PhD ’15) e um curso de neuro-oncologia clínica Fellowship no Hospital for Sick Children (SickKids). Atualmente é neuro-oncologista da equipe do Pediatric Brain Tumor Program da SickKids. Seus interesses de pesquisa envolvem principalmente genômica translacional de meduloblastoma e ependimoma com um interesse específico em tumores recorrentes e de alto risco.




Veja o perfil completo aqui.

Yanxin Pei é Professora Adjunta do Children’s National Medical Center em Washington, D.C. Doutora em Neurociências pela Universidade de Tsinghua, China, ela realizou pós-doutorados na Duke University e no Sanford-Burnham Institute. Os interesses de pesquisa laboratorial da Dra. Pei incluem a geração de diversos modelos pré-clínicos de meduloblastoma em camundongos, elucidação dos mecanismos moleculares da metástase, resistência terapêutica e recidiva do tumor e exploração de novas abordagens para melhorar a administração de medicamentos visando ultrapassar a barreira hematoencefálica e atingir o sistema nervoso central.


Veja o perfil completo aqui.

Brian R. Rood é Diretor Clínico do Serviço de Neuro-Oncologia do Brain Tumor Institute do Children’s National Hospital e pesquisador principal do Center for Cancer and Immunology Research no Children’s National Research Institute. O Dr. Rood é formado em Letras (Inglês) pela Universidade Estadual da Pensilvânia e em Medicina pelo Jefferson Medical College. Realizou residência em Pediatria na Universidade de Vermont e especialização em Hemato-Oncologia Pediátrica no Children’s National Hospital, seguida de fellowship em biologia molecular dos tumores cerebrais pediátricos no Children’s Research Institute  A linha de pesquisa atual do Dr. Rood tem como foco o uso da proteômica na investigação da biologia do câncer e outras aplicações translacionais da proteômica baseada em espectrometria de massa, como identificação de neoantígenos e desenvolvimento de biomarcadores. Ele também se dedica a estudar a contribuição de determinados genótipos microssatélites em células da linha germinal à predisposição aos tumores cerebrais da infância. É Codiretor Executivo do Children’s Brain Tumor Network, um consórcio internacional de 21 instituições que mantém o maior banco de dados de tumores cerebrais pediátricos do mundo (incluindo tecidos e dados genômicos) e fornece acesso aberto e gratuito a dados e peças cirúrgicas para pesquisa, além de suporte a ensaios clínicos inovadores por meio da medicina de precisão baseada em dados.


Veja o perfil completo aqui.

O Laboratório Cruz visa desenvolver novas terapias celulares dirigidas à imunidade inata e adaptativa contra o vírus da imunodeficiência humana (HIV) e o câncer, usando várias tecnologias, inclusive modificação genética, expansão celular e bioengenharia.


Veja o perfil completo aqui.

O programa de pesquisa da Dra. Sheila Singh é dedicado a aplicar uma abordagem de neurobiologia do desenvolvimento ao estudo de tumores cerebrais humanos. Como neurocirurgiã pediátrica, a Dra. Singh está ciente das necessidades dos pacientes e médicos que lidam com essas doenças. Sua perspectiva única como cirurgiã-cientista orienta suas questões de pesquisa e áreas de foco.

Os três tipos de tumores estudados pelo laboratório da Dra. Singh são glioblastoma, meduloblastoma e metástases cerebrais. O laboratório emprega uma estrutura de biologia de células-tronco para o estudo desses cânceres para identificar e direcionar os mecanismos moleculares responsáveis por seu desenvolvimento. Seu objetivo é determinar quais células refratárias ao tratamento estão levando à recaída e recorrência nos pacientes.

 

See full profile here

O Dr. Tobey J. MacDonald é hematologista-oncologista pediátrico em Atlanta, Geórgia, e é afiliado a vários hospitais da região, incluindo o Children’s Healthcare of Atlanta e o Emory University Hospital. Ele recebeu seu diploma de medicina da Weill Cornell Medicine e está na prática há mais de 20 anos.

 

See full profile here.

A Dra. Lena M. Kutscher é líder do grupo de pesquisa júnior sobre as origens do desenvolvimento do câncer pediátrico no Centro Alemão de Pesquisa do Câncer (DKFZ) em Heidelberg. O projeto faz parte do programa de pesquisa Genômica Estrutural e Funcional, intimamente associado ao trabalho do Prof. Stefan Pfister. O grupo está focado em entender como as aberrações no neurodesenvolvimento normal podem levar ao câncer cerebral pediátrico. 

 

O Dr. Stefan Pfister é Diretor do Hopp Children’s Cancer Center Heidelberg (KiTZ) — um centro de câncer pediátrico vinculado ao Centro Alemão de Pesquisa do Câncer (DKFZ), Hospital da Universidade de Heildeberg (UKHD) e Universidade de Heidelberg (Uni HC). A pesquisa do Dr. Pfister em oncologia pediátrica permitiu uma melhor compreensão da classificação e biologia dos tumores cerebrais em crianças, contribuindo para melhorar o diagnóstico e a terapia e, assim, a expectativa de vida desses jovens pacientes.